quinta-feira, 24 de junho de 2010

Uma surpresa atrás da outra

Como tenho me surpreendido. Em uma recente viagem feita às terras goianas reencontrei um amigo, que até pouco tempo se considerava tocantinense, mas pelo que percebi ele mudou de idéia. Me perguntou: “E aí, no Tocantins continua acontecendo aquelas aberrações típicas de lá?”. Logicamente que apelei, questionei no ato se ele pensava que as coisas inimagináveis só aconteciam aqui no Tocantins?
Assistindo o noticiário esta semana me surpreendi, de novo, com dois fatos interessantes. Primeiro a prefeitura de Palmas anuncia que a Guarda Metropolitana vai auxiliar na fiscalização de trânsito com a intenção de baixar os índices de acidentes da cidade. Posteriormente, mais uma vez me surpreendo com a notícia de um atropelamento múltiplo, oito pessoas, na avenida Palmas Brasil, em que o condutor é um Guarda Metropolitano.
É, parece que a competência de fiscalização de trânsito da Guarda foi jogada ao chão, por causa da atitude única de um de seus integrantes. Como que pode, uma pessoa arrastar outra por 20 metros, atropelar no percurso mais sete e estar apto a fiscalizar o trânsito? Realmente, é dessas aberrações que o “ex-tocantinense” se referia.
O pior é a alegação de que atropelou outras sete pessoas porque o seu veículo estava sendo alvejado por pedras e latas. Logicamente, afinal será que ele não percebeu que estava arrastando uma pessoa? Será que ele queria que as outras pessoas presentes no local ficassem olhando a moça ser arrastada e morta sem nada fazer? Será que ele queria que acontecesse á outra família o mesmo que aconteceu com o garoto João Hélio, arrastado vivo, durante um assalto?
Agora, o que fazer? Um processo por lesão corporal é o suficiente? Claro que não, suficiente é preparar-se para receber o público durante as comemorações. Fechar a avenida, antes do início da festa, evitando a entrada de veículos, isso sem abrir exceções porque a pessoa faz parte da corporação.
Juntem-se a mim tocantinenses, não vamos permitir que terceiros falem mal do nosso estado, não vamos permitir que aberrações como essas sujem a imagem de nossa cidade. E aos que comandam e cuidam da ordem pública, tentem usar de planejamento para que novos crimes de trânsito não aconteçam durante as comemorações da Copa, afinal todos nos temos a esperança que nossa seleção irá trazer o caneco na bagagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário